Indaiatuba
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba encerra Temporada 2025 celebrando a música barroca
A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba encerra a Temporada 2025 celebrando a música barroca, com o concerto Magnificat que reúne obras de dois dos maiores compositores alemães: Händel e Bach. O encontro, que acontece no próximo sábado (15/11), a partir das 20h, na sala Acrísio de Camargo, tem participação do Coro Contemporâneo de Campinas, com direção de Ângelo Fernandes, e de cinco solistas convidados. O ingresso solidário deve ser trocado por um pacote de fralda geriátrica na Secretaria Municipal de Cultura, que é parceira da Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (Amosi) na realização do evento.
Com direção e regência de Paulo de Paula, Magnificat promete uma imersão na riqueza do estilo Barroco, unindo tradição e emoção em uma performance única, com obras de dois dos maiores compositores alemães, nascidos há mais de três séculos: Händel, que levou a grandiosidade da ópera italiana para Londres, onde compôs O Messias e as suítes Water Music e Music for the Royal Fireworks, encomendadas pelo rei George II para celebrar o fim da guerra com a Áustria; e Bach, descendente de uma família musical secular, cuja fama ressurgiu no século 19 graças a Mendelssohn. O repertório inclui peças sacras e o emblemático Magnificat, que reúne texto bíblico em latim e hinos luteranos. “A versão que será apresentada foi composta originalmente para ser tocada na véspera do Natal de 1723 e mistura o texto bíblico em latim com quatro hinos ligados à tradição Luterana de Leipzig”, destaca o maestro.
Sobre os convidados
Idealizado em 2009 por Ângelo José Fernandes e alunos da Universidade de Campinas, o Coro Contemporâneo de Campinas é um grupo de alta performance, focado em música a capella dos séculos 20 e 21, especialmente obras brasileiras. Conhecido internacionalmente, o coro possui premiações importantes, consolidando-se como referência na música coral contemporânea. Em 2019, com um projeto aprovado no Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gravou o CD De Batuque e Acalanto: Missa Afro-Brasileira e outras obras sacras de Carlos Alberto Pinto Fonseca, sob regência de Ângelo Fernandes. Em 2023, participou do San Juan Canta conquistando o 2º lugar na categoria Música Universal.
Além do Coral, o encontro ainda terá participação dos solistas convidados: Katherine Andrade (soprano I), Leynad Cavalcante (soprano II), Beatriz Castillo (mezzo-soprano), João Clímaco (tenor) e Tomás Mistrorigo (barítono).
Serviço
Magnificat – Concerto de encerramento da Temporada 2025
Dia 15/11, a partir das 20h
Local: sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina)
Ingresso solidário deve ser trocado por um pacote de fralda geriátrica na Secretaria de Cultura (Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompeia)

