Conecte-se Conosco
 

Câmara de Indaiatuba

Lei municipal pune quem vender dispositivos que ampliam ruídos em escapamento

Publicado

em

De autoria do vereador Alexandre Peres, projeto de lei foi aprovado na Câmara em definitivo

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (10) em definitivo projeto de lei que proíbe no município a comercialização, instalação e utilização de dispositivos que ampliem o ruído de escapamentos de todos os tipos de veículos automotores, inclusive motocicletas, caminhões e ônibus.

De autoria do vereador Alexandre Peres, o projeto de lei especifica que os limites máximos de emissão de ruído por veículos deverão observar as normas expedidas pelos órgãos ambientais e pelo Conselho Nacional de Trânsito.
O projeto estabelece também penalidades pecuniárias para os infratores no caso de reincidência do ato irregular. Multa de 100 UFESP (cerca de R$ 3,7 mil) na primeira reincidência. E multa de 200 UFESP (R$ 7,4 mil) a partir da segunda reincidência.

Nos últimos anos – afirma Alexandre Peres — têm sido frequentes as reclamações de moradores acerca do excesso de barulho provocado por motocicletas com escapamentos adulterados ou equipados com mecanismos que potencializam o ruído. “Esses veículos geram poluição sonora e afetam diretamente a qualidade de vida da população”, reforça.
O parlamentar argumenta que a poluição sonora é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como um problema de saúde pública capaz de provocar estresse, distúrbios do sono, perda de concentração, irritabilidade e até mesmo doenças cardiovasculares.

Após ser sancionada pelo Poder Executivo, a lei terá 180 dias para entrar em vigor.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2025 | Direitos Reservados O Radar Web